segunda-feira, 9 de abril de 2012

Serie Símbolos e Significados: As Duas Colunas (Boaz e Jaquim)

Desde o alvorecer da civilização, a entrada de locais sagrados e misteriosos foram guardados por dois pilares. Seja na arte ou na arquitetura, dois pilares são símbolos arquetípicos que representam uma importante porta de entrada ou passagem para o desconhecido. Na Maçonaria, os pilares são chamadas Jaquim e Boaz e representam um dos símbolo mais reconhecível da Irmandade, em lugar de destaque na arte maçónica, documentos e edifícios. Este artigo irá olhar para as origens deste símbolo atemporal e seu significado esotérico.



O conceito de pilares de pé diante das portas dos lugares sagrados pode ser rastreada até as antigas civilizações da Antiguidade (alguma reivindicação da Atlântida, a fonte de perda de conhecimento hermético).
Um Gateway

O símbolo dos dois pilares têm, desde tempos imemoriais, guardavam as portas de entrada para lugares santos e os reinos misteriosos. Eles marcam a passagem para o desconhecido eo sobrenatural. Na Grécia antiga, Os Pilares de Hércules foi a frase que foi aplicado aos promontórios que ladeiam a entrada do Estreito de Gibraltar. O pilar do norte é o Rochedo de Gibraltar no território britânico de Gibraltar.

Os Pilares de Hércules guardando a passagem para o desconhecido.

Segundo o relato de Platão, o reino perdido de Atlantis foi situado além das Colunas de Hércules, de fato colocando-o no reino do desconhecido. Tradição renascentista diz que os pilares deu o aviso Nec plus ultra (também non plus ultra ", nada mais além"), servindo como um aviso aos marinheiros e navegadores para não ir mais longe. Simbolicamente, indo além das Colunas de Hércules pode significar deixar a sujeira do mundo material para chegar a um plano superior de iluminação.

As duas colunas chamadas de "Colunas de Hércules" na Grécia Antiga estava na porta de entrada para a esfera dos iluminados

O frontispício de Francis Bacon "Nova Atlântida" com os Pilares de Hércules como um portal para um mundo novo. De acordo com o ocultismo, a Atlântida é a civilização da qual todo o conhecimento hermético surgiu. O renascimento deste reino perdido tem sido o sonho de escolas mistério durante séculos.


"A cidade dos eleitos filosófico sobe a montanha mais alta da Terra, e aqui os deuses dos sábios vivam em felicidade eterna. Em primeiro plano são os pilares simbólicos de Hércules que aparecem na página de título de Novum Bacon Organum, e entre eles corre o caminho que conduz para cima das incertezas da terra para que a ordem perfeita, que é estabelecida na esfera dos iluminados ".
Na Maçonaria

O uso maçônico do Jaquim e Boaz termos origina-se o relato bíblico do Templo do Rei Salomão. O mestre construtor do Templo de Salomão era Hiram Abiff, uma figura proeminente no ritual maçônico. Os versos 1 Reis 6:1-38, 1 Reis Capítulo 7 e Capítulo 8 descrevem as dimensões, a construção ea dedicação do Templo sob Salomão. Uma passagem descreve mais especificamente os dois pilares que estão na frente do Templo do Rei Salomão.


15 Porque ele lançou duas colunas de bronze, de dezoito côvados de altura cada um; e um fio de doze côvados fez bússola qualquer um deles a respeito.

16 E ele fez dois capitéis de bronze fundido para pôr sobre os topos dos pilares: a altura do capitel uma era de cinco côvados, ea altura do outro capitel era de cinco côvados:

17 E redes de malha, e grinaldas de trabalho em cadeia, para os capitéis que estavam sobre o alto das colunas, sete para o capitel um, e sete para o outro capitel.

18 E fez as colunas e duas fileiras em redor sobre uma rede, para cobrir os capitéis que estavam sobre a cabeça, com romãs: e assim o fez para o outro capitel.

19 E os capitéis que estavam sobre o alto das colunas eram de obra lírio no pórtico, de quatro côvados.

20 E os capitéis sobre as duas colunas estavam também romãs acima, defronte da barriga que estava junto à rede, e as romãs eram 200 em fileiras em redor sobre sobre o outro capitel.

21 E ele levantou as colunas no pórtico do templo, e ele levantando a coluna direita, e chamou o seu nome Jaquim, e ele levantando a coluna esquerda, e chamou o seu nome Boaz.

22 E sobre o alto das colunas foi lírio trabalhar: assim era o trabalho dos pilares terminado.

- 1 Reis Capítulo 7

Uma capitulação artista do Templo do Rei Salomão.

A conta do Templo de Salomão é de grande importância na Maçonaria como cada detalhe do prédio abriga um importante significado esotérico. Os dois pilares agir como um "portal para os Mistérios", de pé em cada lado da entrada para um lugar sagrado.


"De acordo com os rabinos antigos, Salomão era um iniciado das escolas de mistério e do templo que ele construiu na verdade era uma casa de iniciação contendo acumular de pagãos emblemas filosóficos e fálica. As romãs, as colunas palm-cabeças, as colunas diante da porta, os querubins da Babilônia, eo arranjo das câmaras e tapeçarias tudo indica o templo ter sido modelado após os santuários do Egito e da Atlântida. "

Por esta razão, Jaquim e Boaz são um destaque especial em maçônicas edifícios, monumentos e documentos. Aqui é a descrição de Albert Pike dos pilares em um texto destinado a novos maçons:


"Você entrou no Lodge entre duas colunas. Eles representam os dois que estavam no pórtico do templo, em cada lado da porta oriental grande. Estes pilares, de bronze, quatro dedos de espessura, largura eram, de acordo com a autêntica mais-conta que nos primeiros e que, no Segundo Livro dos Reis, confirmados em Jeremias-dezoito côvados de altura, com um capital de cinco côvados. O eixo de cada um era de quatro côvados de diâmetro. Um côvado é um pé e 707/1000. Isto é, o eixo de cada foi um pouco mais de trinta pés oito polegadas de altura, o capital de cada um pouco mais de oito pés seis polegadas de altura, eo diâmetro do veio de seis pés dez polegadas. As capitais foram enriquecidos com romãs de bronze, bronze coberto por rede de trabalho, e enfeitados com coroas de bronze, e parecem ter imitado a forma do navio semente de lótus ou lírio egípcio, um símbolo sagrado para os hindus e os egípcios . O pilar ou coluna à direita, ou no sul, foi nomeado, como a palavra hebraica é processado em nossa tradução da Bíblia, Jaquim, e que estava à esquerda Boaz. Nossos tradutores dizem que a primeira palavra significa "Ele estabelecerá", ". Nele está a força" eo segundo,

Estas colunas eram imitações, por Khurum, o artista Tyrian, das grandes colunas consagradas aos ventos e fogo, na entrada para o famoso Templo de Malkarth, na cidade de Tiro. É costume, nas Lojas do Rito de York, para ver um globo celeste em um, e um globo terrestre sobre o outro, mas estes não são garantidos, se o objeto ser imitar os originais duas colunas do Templo. O significado simbólico dessas colunas vamos deixar para o inexplicável momento, apenas acrescentando que aprendizes inseridos manter seus trabalho-tools no JACHIN coluna, e dando-lhe a etimologia e significado literal dos dois nomes.

O JACHIN palavra, em hebraico, provavelmente pronunciado Ya-Kayan, e queria dizer, como um substantivo verbal, Ele que fortalece, e dali, firme, estável, na posição vertical.

A palavra é Boaz Baaz que significa forte, força, poder, poder, Fonte Refúgio, de força, um forte. O prefixo significa "com" ou "em", e dá a palavra a força do gerúndio latino, roborando-Fortalecimento da antiga palavra também significa que ele vai estabelecer, ou planta em uma posição ereta a partir do verbo Kun, ele permaneceu em pé. Ela provavelmente quis dizer Active Energy e vivificante e Força, e Boaz, estabilidade, permanência, no sentido passivo ".

Os dois pilares em um rastreamento maçônico Câmara

Dentro de uma Loja Maçônica

Monumento maçônico em Israel com os dois pilares.

O Priestress alta do Tarot sentado entre Boaz e Jaquim.
Significado Esotérico

Tal como acontece com a maioria dos símbolos ocultos, os pilares maçônicos gêmeas escondem várias camadas de significado, alguns destinados para o profano e outras divulgadas em graus mais elevados da Maçonaria. No entanto, é geralmente aceite que o Jaquim e Boaz representam o equilíbrio entre duas forças opostas.


"Estes foram os nomes [Jaquim e Boaz] dos dois pilares moldados a partir de latão criado na varanda do Templo do Rei Salomão. Eram dezoito côvados de altura e ornamentadas com grinaldas de chainwork, redes, e romãs. Na parte superior de cada pilar era uma grande bacia - agora erroneamente chamado uma bola ou globo - uma das taças provavelmente contendo fogo e da água outro. O globo celeste (originalmente a tigela de fogo), superando a coluna da direita (Jaquim), simbolizava o homem divino, o globo terrestre (a bacia de água), superando a coluna da esquerda (Boaz), significou o homem terreno . Estes dois pilares respectivamente conotar também o ativo e as expressões passivas da Energia Divina, o sol ea lua, enxofre e sal, bem e mal, luz e trevas. Entre elas há a porta que conduz para a Casa de Deus, e estando, assim, as portas do Santuário são um lembrete de que Jeová é um tanto andrógino e uma divindade antropomórfica. Como duas colunas paralelas que denotam os signos zodiacais de Câncer e Capricórnio, que antes eram colocados na câmara de iniciação para representar o nascimento ea morte - os extremos da vida física. Eles nesse sentido significar o verão e os solstícios de inverno, agora conhecidos como maçons sob a denominação relativamente moderna do "dois St. Johns".


"Alef é o homem; Bet é a mulher; 1 é o princípio; 2 é a palavra; A é o ativo; B é o passivo, a mônada é BOAZ, a díade é Jaquim. Nos trigramas do Fohi, a unidade é o YANG ea díada é o YIN.

Boaz e Jaquim são os nomes dos dois Pilares simbólicos antes da entrada principal do templo cabalístico de Salomão. No Kabalah estes Pilares explicam todos os mistérios de antagonismo, se natural, político ou religioso. Eles elucidam também a luta procriativa entre homem e mulher, pois, de acordo com a lei da Natureza, a mulher deve resistir ao homem, e ele deve seduzir ou superar ela. O princípio ativo busca o princípio passivo, o plenário deseja o vazio, a mandíbula da serpente atrai cauda da serpente, e virando-se sobre si, ele, ao mesmo tempo, voa e persegue a si mesmo. Mulher é a criação do homem, e universal criação é a noiva do Primeiro Princípio. "

A aliança permanente de razão e fé irá resultar não de sua distinção e separação absoluta, mas de sua árida controle mútuo o seu concurso fraterno. Tal é a importância dos dois pilares da Pórtico de Salomão, um chamado Jakin e Boaz outro, um branco e outro negro. Eles são distintos e separados, eles são até contrários na aparência, mas se força cega tentou se juntar a eles, trazendo-os próximos um do outro, o telhado do templo entraria em colapso. Separadamente, o seu poder é um só, unidos, eles são dois poderes que destroem uns aos outros. Para precisamente a mesma razão o poder espiritual é debilitado quando quer ele tenta usurpar o temporal, enquanto o poder temporal se torna vítima de suas invasões em o espiritual. Gregório VII arruinou o Papado; os reis cismáticos perderam e perderá a monarquia. Equilíbrio humano requer dois pés; os mundos gravitam por meio de duas forças; geração precisa de dois sexos.Tal é o significado do arcano de Salomão, representado pelos dois Pilares do Templo, Jakin e Boaz. "

A união dos dois pilares é dito para gerar um terceiro pilar, um no meio, que esotericamente representa o homem ea humanidade.


"Quando as duas colunas encontrar o equilíbrio entre eles que vai significar a união do Sushumna eo Kundalini. Este casamento sagrado irá criar um "Névoa de Fogo" para irradiar por todo o corpo humano, enchendo-vontade Luz divina. É então que a humanidade se tornará a terceira coluna da Sabedoria Templo. Ele / Ela vai ser uma coluna formada pelas forças combinadas de força (Jaquim) e beleza (Boaz). Este ato constitui a Palavra Perdida no sistema vibratório do corpo físico da alma. "

A combinação das duas forças oppsite dos pilares produzir o pilar central: o homem aperfeiçoado.


Significado cabala

Nos ensinamentos de cabala, Jaquim e Boaz representam os dois pilares da Sepiroth, a Árvore da Vida.




"Na árvore misteriosa Sephirótica dos judeus, estes dois pilares simbolizam Misericórdia e da Severidade. Em pé, diante do portão do Templo do Rei Salomão, estas colunas tinham a mesma importância simbólica como os obeliscos antes dos santuários do Egito. Quando interpretado Qabbalistically, os nomes dos dois pilares significa "Na força deve My House ser estabelecida. "No esplendor da iluminação mental e espiritual, o Sumo Sacerdote estava entre os pilares, como testemunho mudo da virtude perfeita de equilíbrio - que ponto hipotético equidistante de todos os extremos. Assim, ele personificava a natureza divina do homem no meio de sua constituição composto - a Mônada misterioso Pitágoras, na presença da Dualidade. De um lado se erguia a coluna estupenda do intelecto, por outro lado, o pilar de bronze da carne. A meio caminho entre estes dois está o homem glorificado sábio, mas ele não pode alcançar este estado elevado sem primeiro sofrimento na cruz feita pela união destes pilares juntos. Os judeus cedo ocasionalmente representado os dois pilares, Jaquim e Boaz, como as pernas de Jeová, significando, assim, para o filósofo moderno que a Sabedoria eo Amor, no seu sentido mais exaltado, apoiar toda a ordem da criação - tanto mundano e supermundane.

A coluna à direita, que é chamada Jaquim, tem o seu fundamento em Chochmah, a Sabedoria derramamento de Deus, os três globos suspensos a partir dele são todas as potências masculinas. A coluna da esquerda é chamado Boaz. Os três globos sobre ela são potências femininas e receptivo, pois está fundada no entendimento, uma potência receptivo e materno. Sabedoria, note-se, é considerado como radiante ou efusão, e Compreensão como receptivo, ou algo que é preenchido com o escoamento da Sabedoria. Os três pilares são finalmente unidos em Malchuth, no qual todos os poderes dos mundos superiores se manifestam. " 7
Em Cultura Popular e Arquitetura

Pilares são por vezes utilizados na cultura pop para outros fins que não decorativas para assumir um significado esotérico. O acto de pé entre ou atravessar pilllars, representando simbolicamente transformação ou de iniciação, pode ser encontrada em casos tais como:

A capa do primeiro livro da série Harry Potter, onde ele descobre que é um assistente. Sua "initation" é visualmente protrayed como ele passar por dois pilares. O título original do livro éHarry Potter ea Pedra Filosofal, Pedra Filosofal, um conceito antigo alquímica representando Iluminação.

Rapper Kanye West em pé no meio dos dois pilares no Poder vídeo altamente simbólico.

Entre a infinidade de símbolos esotéricos encontrados em The Imaginarium of Dr. Parnassus, os dois pilares estão em cada lado do palco.

Dois pilares de pé em frente do Edifício IRS em Kansas. Além disso, observe o padrão maçônica / dualista preto e branco e as mãos viradas para cima, conhecida como a "Mão dos Mistérios".

Dois pilares imensas e um no meio em Astana, Khazakhstan, uma cidade cuja arquitetura e layout conter elementos ocultos numerosos.



Manly P. Hall, Palestras sobre Filosofia Antiga
Manly P. Hall, Os Ensinamentos Secretos de Todas as Idades
Albert Pike, Morals and Dogma
Hall, op. cit
Eliphas Levi, Dogma et Ritual
Corinne Heline, Antigo Testamento da Bíblia e interpretações A Bíblia eo Tarô
Levi, op. cit. 

4 comentários:

  1. I Reis 9:3 E o SENHOR lhe disse: Ouvi a tua oração, e a súplica que fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias.

    - TEMOS UM GRANDE PROBLEMA PARA RESOLVER -

    Deus atestou o templo que Salomão fizerá é um fato, a construção possuia as duas colunas outro fato.

    - PORQUE DEUS COLOCOU SEU NOME SEUS OLHOS E SEU CORAÇÃO, EM UM TEMPLO CONSTRUIDO POR TAL PADRÃO -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos lá pela minha interpretação: segundo a Bíblia Rei Davi recebeu a missão de construir o templo, mas com sua morte seu filho Salomão teve que terminar a obra! E Deus ao perguntar para Salomão o que queres que eu te dê?
      "Dá-me pois agora sabedoria e conhecimento" 2 Crônicas 1.10
      Salomão Construiu o templo com a Ajuda de Hiran Abif conhecido como o filho da viuvá, no templo foram colados os símbolos segundo a tradição da época e relacionados a aliança entre Salomão e Deus, quem eram a Arca da Aliança, o bastão do Patriarca que lembrava o Êxodo, a menorah, a mesa dos pães e as duas colunas quem integravam a fachada do prédio as quais eram Jachin e Boaz que na época tinham apenas a função de representar sabedoria e inteligencia assim como todos os outros símbolos não era para serem objetos de adoração e sim simbolizar . Também a relatos em que Salomão em sua velhice se desviou, acumulando um numero desordenado de esposas e até idolatrando imagens.

      Excluir
  2. É fato sim que as instruções recebidas para construção do Templo de Salomão foram dadas por Deus (Javé). Porém, não podemos dizer que essas colunas do referido templo eram sem significado. Deus em sua infinitude é carregado de mistérios, e o livro da sua revelação (A Bíblia) é ainda mais repleta de mistérios, alguns revelados, outros ainda permanecem ocultos em sua páginas.
    É fato também que a Maçonaria utiliza essas colunas aplicando a elas uma reverência sobrenatural e enchendo-a de significância, alguns bem fundamentados, outros mistificados por crenças oriundas de diversas culturas diferentes.

    Importante também saber que boa parte daquilo que está revelado através da história, pesquisas e misticismos diversos estão além da compreensão humana, deixando-nos no campo apenas da especulação.

    Que há muitos mistérios ocultos nisso tudo, com certeza há.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom vamos por partes desta vez!
      1ª É claro que as colunas tinham significado (sabedoria e inteligencia) e até nome próprio Jachin(nome do patriarca hebreu que fundou a dinastia do rei Davi.) e Boaz ou Booz(trata-se, provavelmente de um nome derivado do antigo alfabeto semítico, significando cofre, esconderijo, receptáculo.), mas quem definiu esses significados? Deus! Ou Salomão fazendo alusão a dadiva concedia a ele por Deus (2 Crônicas 1.10) ? E é fato que na época era tradicional e comum colunas em obeliscos e construções. Também é possível que Hiram-Abif(Judeu por parte de Pai) familiarizado com o estilo de construções egípcias que seja o responsável pelas colunas, já que nos esboços as colunas não aparecem!
      Outro fato é que todas as explicações mais detalhadas em torno das colunas são encontrada na literatura ligada a maçonaria e afins o que fundamenta a minha primeira colocação.

      2ª Também é claro que a Bíblia é repleta de mistérios e varias interpretações o que deixa brecha para varias heresias e seitas. Mas também é mais claro ainda que a palavra de Deus e o Evangelho de Jesus são apenas um.

      Excluir