domingo, 15 de julho de 2012

É Bíblico a Prática da Dança na Igreja?


Irmãos, vivemos dias em que realmente devemos estar de olho em Jesus e, estar de olho em Jesus é estar de olho em sua Palavra, pois ele é a Palavra.
O argumento de quem defende a prática da dança esta fundamentado basicamente em dois textos do Antigo Testamento, a saber: Ex 15.20 e I Cro 15.29. No primeiro texto aparece Mirian dançando e no segundo supostamente Davi esta dançando também.
Mas será que o fato de Davi e Mirian terem dançado no Antigo Testamento traz isso como doutrina para a igreja de Cristo? 



 Vejamos:

1. ETIMOLOGIA
Todas as palavras traduzidas no Antigo Testamento como “dança” ou suas derivações (hebr. Machowl, lyx chiyl, raqad; greg. choros) podem ser traduzidas como: torcer, girar, dançar, contorcer-se, temer, tremer. Isto significa dizer que essas palavras são polissêmicas, isto é, têm vários significados.
Portanto no caso do texto de I Crônicas 15.29 onde Davi aparece dançando adiante da arca poderíamos dizer que de acordo com o original Davi pulou, saltou, rodopiou, etc.Tendo em vista as varias possibilidades de tradução, é obvio que não podemos extrair uma doutrina de um texto veterotestamentário muito menos de uma palavra que tem varias traduções.
Todas as doutrinas Bíblicas devem estar fundamentadas tendo como base os textos do Novo Testamento.

2. ENSINO DO ANTIGO TESTAMENTO
Todas as vezes que se encontra alguém dançando no Antigo Testamento essa dança sempre está relacionada a um contexto de guerra vencida, uma zombaria ao inimigo derrotado (Ex 15.20; Jz 11.34; 1 Crônicas 13.8; 15.29; 2 Samuel 6.14), todavia, não é encontrado no Antigo Testamento nenhum texto em que alguém dance num culto litúrgico, ou seja num culto de adoração ao Deus de Israel.
Para refrescar nossa memória, lembremos como era o culto ao Deus de Israel no Antigo Testamento:
No templo, o culto era o mais impeditivo possível. Os que entravam no átrio eram somente os sacerdotes, den­tre esses somente o sumo-sacerdote adentrava ao santo dos santos. Ao povo em geral não era dado o direito de pisar o átrio. Os homens tinham o seu espaço, as mulhe­res outro mais atrás, os gentios atrás do muro. No culto ao Deus de Israel não existia dança, todavia no culto aos ídolos e falsos deuses a dança estava presente na liturgia, isso fica claro em Ex 32.19 onde o povo que acabara de sair do Egito começa a adorar o bezerro de ouro com danças.

Portanto, no culto do Antigo Testamento não existia dança, isso se dava somente no culto aos deuses pagãos

3.ENSINO DO NOVO TESTA­MENTO
A parabola do filho perdido faz uma referência sobre dança, todavia não como caráter doutrinario, mas demonstrando tão somente um costume do folclore judaico, sendo assim, esse texto, outrossim, não pode ser usado como doutrina.
Em Lc 23.36 aparece no original da palavra escarneciam a palavra grega “empaizo” que é oriúnda de dançar, gracejar, etc. O que os soldados fizeram com Jesus foi uma espécie de dança satânica, por isso, a dança não poderia entrar como forma de culto da igreja primitiva, por se tratar de um costume pagão.
Portanto, não encontramos no Novo testamento nenhum apostolo, nenhum membro da igreja primitiva e nem Jesus dançando ou ensinando alguém a fazê-lo em um culto de adoração a Deus. 



Não há respaldo Bíblico.

4. ANÁLISE EXEGÉTICA
Ora, o fato de Davi e Mirian terem dançado não significa de modo algum que podemos trazer isso como prática para a igreja neotestamentária, se assim fora o fato de o povo de Deus ter guardado o sábado, rasgado suas vestes, etc, no Antigo Testamento nos obrigaria a fazê-lo também. Primeiro que, quando Mirian dançou, ela havia acabado de sair do Egito, mostrando que sua dança era algo que ela havia aprendido no Reino de faraó. Segundo porque, quando Davi dançou diante da arca essa palavra dança pode ser traduzida como pular, zombar,etc, e isso aconteceu fora do culto litúrgico.

5. ANÁLISE ECLESIOLÓGICA
Estudando a eclesiologia encontramos os vários ministérios que Jesus instituiu na Igreja.O Novo Testamento revela-nos todos os ministérios existentes na igreja, a saber: Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, mestres(Ef 4.11); há também uma lista em 1Co 12.28. Não encontramos nenhum respaldo bíblico para dizer que existe um “ministério de dança ou de coreografia”. 



Encontre a palavra dança em I Co 14.26!

Um comentário: